sexta-feira, 15 de abril de 2011

TRABALHANDO COM PROJETOS

Atividade 7 - Projeto: Diversidade no dia a dia da pré-escola

Faixa etária
4 e 5 anos

Conteúdo
Natureza e sociedade

Objetivos

- Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula.
• Construir identidades raciais e de gênero positivas.
• Estimular o respeito às diferenças.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Livros, CDs, DVDs, brinquedos e instrumentos musicais.
Desenvolvimento
1ª etapa
No momento da aquisição de materiais didáticos para a turma, selecione itens levando em conta se eles promovem a igualdade entre negros e brancos, homens e mulheres, pessoas com deficiência e grupos de diferentes culturas.

2ª etapa
Para que a postura em casa ajude a iniciativa na escola, envolva os pais no trabalho. Organize uma reunião com eles para explicar a importância de abordar a diversidade no dia a dia. Estimule que cada um faça um exame crítico de seu próprio comportamento, refletindo sobre como isso influencia os pequenos.

3ª etapa
No convívio com as crianças, ao notar manifestações de preconceito, intervenha mostrando a importância do respeito às diferenças e da autoaceitação. Uma boa estratégia é apoiar-se nos exemplos trazidos pelo material selecionado.

Avaliação
No diário de classe, crie um espaço para o registro do comportamento em relação às questões de raça, gênero e deficiência. Considere também a produção da turma (desenhos, cartazes etc.) para identificar os que precisam de apoio para aceitar sua identidade e a dos colegas.

Comentário: Ao observar o projeto acima percebeu-se que a principal vantagem em se trabalhar por meio de projetos educacionais, sem dúvida, é a troca da passividade do aluno pela interação. Impossível pensar o processo de ensino-aprendizagem sem múltiplas interações. O ensino formal, em que o aluno não participa e não interage em seu processo de construção do conhecimento, é algo mais do que questionável atualmente. Os projetos, com certeza, parecem suprir essa necessidade de fazer com que o aluno rompa com sua passividade e interaja de diferentes maneiras em todas as etapas de sua execução. Além disso, a interdisciplinaridade está presente de forma espontânea em quase todos os projetos, pois no decorrer, conforme interesses e necessidades, outros professores e outras disciplinas podem interagir com o projeto em questão. Outro ponto importante a ser destacado é a utilização de várias estratégias de ensino, é notório que o projeto acima fez uso das novas tecnologias como Dvds, Cds, além de outros recursos lúdicos que atraem o interesse dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário